No Laboratório de Práticas Matemáticas do Ensino - LaPraME, grupo de pesquisa em formação de professores vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRJ (PEMAT), temos desenvolvido pesquisas referenciadas na perspectiva de matemática problematizada, segundo a qual os constituintes fundamentais do conhecimento matemático são os problemas, e não suas eventuais soluções (e.g. Giraldo e Roque, 2021). Essa perspectiva pode promover transformações nas abordagens convencionais de matemática na educação básica. Frequentemente, manifestações de erros e dúvidas por parte dos estudantes são interpretadas como sinais de deficiências de conhecimento, o que pode contribuir com o afastamento dos aprendizes da disciplina. Na perspectiva de matemática problematizada, dúvidas e questionamentos não são considerados como faltas de conhecimento, e sim como o saber em si, como possibilidades de aberturas de caminhos para outros conhecimentos. Nesta apresentação, discutiremos alguns aspectos teóricos da perspectiva de matemática problematizada, bem como suas potencialidades de promover abordagens mais inclusivas na educação básica. Ilustraremos a discussão com o caso do uso de recursos digitais no ensino de matemática, em que aparentes contradições entre construções formais e representações geradas por esses recursos podem se converter em potencialidades pedagógicas.
Área de Pesquisa: Educação Matemática Inclusiva, Formação de Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Especialista na Análise, Elaboração e Revisão de Itens para Avaliações em Larga Escala (Saeb, Encceja, Enem)
Como saber se uma criança compreende o conceito de número?
Saber contar variados grupos de 10 objetos garante que a criança saiba o significado de 10?
Quais atividades podem favorecer a compreensão do conceito de número?
Esta apresentação considera a evolução do conceito de número por crianças e adolescentes com síndrome de Down. As atividades foram projetadas para envolver os participantes na construção da imagem conceitual para a construção do conceito de número. A análise indica que todos os participantes fizeram modificações significativas e melhoraram a sua capacidade de quantificar.